Um novo modelo de negócio que veio para revolucionar. Conheça a Lean Startup.
O mundo empresarial se acostumou com o padrão utilizado de seguir um plano de negócios, à risca, sempre que for criar um produto ou serviço. Porém, com a chegada das startups e com a mudança da sociedade, montar um plano tão completo se tornou obsoleto, pois demanda um tempo muito grande, além de muitos recursos, e o timing para o produto pode ter passado.
Pensando na máxima aceleração das startups, diminuindo desperdícios e minimizando os riscos, o empreendedor Eric Ries, cuja a vida profissional está ligada às empresas do Vale Silício, nos Estados Unidos, criou a metodologia Lean Startup (Startup Enxuta) e lançou um livro, com o mesmo nome, para ensinar a nova prática de modelo de negócio.
Neste texto, vamos apresentar o que é Lean Startup, destacar qual a sua importância e apontar os seus principais benefícios.
O que é Lean Startup
Lean Startup é uma metodologia de criação e gestão de startups, que consiste na eliminação de desperdícios. De acordo com Eric Ries, “o sucesso de uma startup não é consequência de bons genes ou de estar no lugar certo, na hora certa. O sucesso de uma startup pode ser construído”.
Para atingir esse objetivo, são utilizadas ações, tecnologias e métodos, para verificar e reduzir o maior número de recursos possíveis, criando uma maneira de encontrar uma solução de forma rápida e eficiente.
Essa metodologia é importante para startups que estão produzindo projetos de produtos e serviços, visto que permite que todo o processo aconteça com base no Produto Mínimo Viável (MVP).
Com isso, é levado em consideração métodos ágeis para encontrar soluções e melhorias necessárias para que os problemas sejam resolvidos.
Ciclo de feedback
Um dos princípios deste conceito é a metodologia Build-Measure-Learn, que permite a concretização e a melhora contínua da eficácia dos produtos e serviços, de maneira rápida e eficiente.
Essa prática se resume a criação e teste de hipóteses, dando início com uma amostra, do produto ou serviço, para que o potencial público-alvo possa experimentar (Build), mensurar as suas respostas com o auxílio de métricas (Measure) e aprender com a solução obtida nestas medições (Learn).
Importância
A metodologia da Lean Startup é de suma importância, pois serve de bússola para que as novas empresas possam se orientar em um mercado muito mais dinâmico e volátil.
Se há alguns anos, empreendedores demoravam décadas para que suas empresas atingissem patamares elevados, no mundo atual isso pode ocorrer em cinco anos.
Nesta atualidade se encaixa perfeitamente o conceito Lean, permitindo que pequenas empresas se alavanquem rapidamente e organizadamente.
Vantagens
São inúmeros os benefícios de adotar o método Lean para a sua empresa.
Somente os fatos de eliminar o excesso de recursos e evitar desperdícios, já seriam suficientes para adotar, no entanto, outras importantes vantagens podem ser apontadas.
Podemos destacar o aumento da produtividade, pois com a utilização de métodos ágeis é possível potencializar o desempenho dos colaboradores, atingindo, assim, o aumento da produtividade necessária para aperfeiçoar os resultados.
Além disso, outro benefício é a redução de custos, oriunda da eliminação de desperdícios, melhorando o retorno financeiro. Para atingir esse objetivo, o principal caminho são os testes de produtos e serviços na versão mais resumida e a eliminação de gargalos.
Para finalizar, é importante destacar que o conceito Lean Startup permite melhorar a proximidade com o cliente, aumentando a possibilidade de receber feedbacks rápidos sobre o produto. Com isso, os aprendizados e quaisquer processos são pensados para gerar uma melhor resolução de problemas do público.